GH Higiene Ocupacional

Assistência Programas e Laudos

De acordo com as Normas Regulamentadoras (NRs) e outros requisitos aplicáveis elaboramos programas de segurança do trabalho e laudos técnicos que consistem em análises técnicas no ambiente de trabalho, na jornada laboral, em máquinas, equipamentos, sinalizações e equipamentos de proteção individual usado na proteção dos trabalhadores. Todos nossos laudos são emitidos com ART – Anotação de Responsabilidade Técnica

O LTCAT é um laudo técnico das condições ambientais de trabalho. O documento registra as reais condições de um determinado ambiente de trabalho, verificando se está apropriado para o segurado (empregado). É obrigatória a elaboração do laudo por todas as empresas, sendo uma exigência legal da Previdência Social. Sua elaboração serve como meio de comprovação de que o segurado (empregado) está exposto ou não a agentes nocivos que possam prejudicar sua saúde.

A elaboração do laudo LTCAT é de grande valor para o segurado e a empresa, pois é por meio deste documento que é concedida ou não o benefício da aposentadoria especial deste profissional por condições especiais pelo INSS. A expedição do laudo LTCAT é de responsabilidade de um médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, desde que sejam profissionais devidamente habilitados em seus respectivos conselhos de classe.

O PGR – Programa de Gerenciamento de Risco, é um conjunto de procedimentos, técnicas de gestão, métodos de avaliação, registros e controles de monitoramento e avaliação de riscos que devem ser seguidos e adotados pela empresa com o objetivo de prevenção de doenças e acidentes de trabalho, contemplando os riscos ocupacionais e suas respectivas medidas de prevenção. É um documento que demonstra o conjunto de ações e todos os procedimentos necessários para que meios de prevenção sejam implantados dentro de uma organização.

O PGR representa desta forma um conjunto de requisitos voltados para a Saúde e Segurança do Trabalho (SST) que devem ser seguidos pela organização, com o objetivo final de prever os riscos que estarão presentes durante a execução das tarefas (atividades) da empresa e evitar que acidentes aconteçam. Além disso, visa estabelecer um conjunto de ações efetivas para controlar os riscos avaliados.

Controlar as exposições aos riscos ocupacionais éo método mais eficiente de proteção dos trabalhadores. E, comumente, a hierarquia de controles mais usada para determinar as soluções viáveis e eficazes é proposta pela NIOSH (The National Institute for Occupational Safety and Health), onde a ideia é que devemos iniciar com  ações que eliminem os  riscos e só em situações  em que realmente o risco não possa ser controlado, implantar os EPI’s, acompanhados de ações administrativas.

O objetivo principal do Laudo de Insalubridade e Periculosidade – LTIP é determinar se as atividades/locais de trabalho, exercidas na organização, se caracterizam ou não como insalubres e/ou perigosas, nos termos da legislação vigente. Para a elaboração do LTIP são foram seguidos todos os parâmetros estabelecidos pelas Normas Regulamentadora do Ministério do Trabalho e da Fundacentro (NHO).

Neste Laudo serão indicadas as medidas preventivas adotadas pela empresa, com intuito de eliminar e/ou neutralizar os agentes agressores que possam prejudicar a saúde do trabalhador. Além disso, abordará as questões referentes à insalubridade e periculosidade amparadas pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, Art. 195 e Normas Regulamentadoras 15 e 16 da Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho.

A ergonomia objetiva levantar e corrigir as situações de riscos laborais nos postos e ambientes de trabalho, como também a organização para preservação da
saúde e integridade dos trabalhadores, por meio de técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho aos colaboradores.

Empresas que desejam reduzir desperdícios operacionais, minimizar custos e diminuir o absenteísmo em função de doenças ocupacionais encontram na Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) uma oportunidade para unir todas essas necessidades em um só produto. A AEP tem como objetivo identificar, analisar e classificar os fatores de riscos ergonômicos presentes nas atividades realizadas em cada setor de uma empresa, apresentando sua gravidade e a
possibilidade de meios de controle. A análise também subsidia a implementação das medidas de prevenção e adequações necessárias previstas na NR17. Também é utilizada também no acompanhamento e gestão dos riscos ergonômicos identificados.

A AET – Análise Ergonômica do Trabalho tem como objetivo atestar as condições de trabalho e as adaptações feitas para minimizar os possíveis problemas físicos e psicológicos de cada indivíduo. Identificamos onde sua empresa está, medimos e analisamos a realidade, traçamos o  caminho de onde queremos chegar e estabelecemos todo o plano de ação. Produza mais, tenha qualidade de trabalho do seu colaborador potencializando resultados.

Através de soluções ergonômicas ajudamos a sua empresa a diminuir a taxa de absenteísmo e risco de doenças do trabalho. Fazemos a caracterização das tarefas e postos de trabalho, carregamentos e esforços posturais; Avaliação do ambiente de trabalho e realização de medições de iluminamento, ruído, temperatura e umidade; Avaliações antropométricas realizadas por vídeos e softwares de análise ergonômica; Proposição de melhorias para os postos de trabalho; Serviço personalizado conforme características das funções e cargos da empresa; Elaboração de Laudo Técnico de acordo com os preceitos da NR-17; Avaliação ergonômica pelo método OCRA, RULA, REBA ou OWAS;

Vantagem para a empresa:

  • Ambiente com mais qualidade de vida, tornando ainda mais eficiente os procedimentos que visam evitar lesões físicas ao trabalhador.
  • Redução nos custos por afastamento e reposição de mão de obra, devido a problemas de saúde e lesões corporais.
  • Melhora expressiva da produtividade, da eficiência, da segurança e da saúde do trabalhador.
  • Melhora na qualidade técnica de seus serviços e produtos.
  • -Atender a Legislação Vigente.

Laudo elaborado conforme determinado pela Resolução CONAMA 01/90 e ABNT NBR 10151:2019 – Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral. Para medir os níveis de pressão sonora usamos um medidor de nível sonoro Marca Criffer modelo Octava Plus e calibrador acústico, ambos equipamentos devidamente calibrados.

O laudo de avaliação de ruído ambiental em áreas habitadas é um documento que busca mostrar, de forma antecipada, se a empresa está em conformidade com os níveis de ruídos permitidos para aquela comunidade, bem como constatar que a organização cumpre todas as regras de acordo com as exigências da legislação, especialmente a NBR 10151 da ABNT.

O laudo de avaliação de ruído ambiental é recomendado para empresas dos mais variados segmentos, pois a sua necessidade é atribuída ao fato de a maioria das empresas existentes no mercado operarem suas atividades praticando algum tipo de ruído incômodo à comunidade. 

Diversas empresas precisam medir o nível de ruído para aplicar, inclusive, medidas de correção, evitando reclamações da comunidade e, consequentemente, visando prevenir autuações da fiscalização. Por isso, é importante que a empresa elabore constantemente o laudo de avaliação de ruído ambiental. Desse modo, o laudo de avaliação de ruído ambiental deve indicar os índices de pressão sonora durante ao dia e a noite, dias e horários da medição, especificando os equipamentos e procedimentos utilizados para constatar os resultados apresentados.

A Ordem de Serviço (OS) é um instrumento de grande importância em toda a gestão de Segurança do Trabalho nas organizações. Sendo um Item obrigatório e primordial regulamentado pela NR01, onde nele é descrito todos os riscos existentes nas atividades a serem executadas pelo empregado, bem como, medidas mitigadoras para controle dos riscos, responsabilidades e ciência dos riscos envolvidos nas atividades a serem executadas.

Dificuldade com elaboração de seus programas de segurança do trabalho e laudos técnicos?

Nossa equipe está a disposição para assessorar sua empresa do que for preciso.

Fale conosco!