GH Higiene Ocupacional

Saúde Ocupacional

PCMSO

Toda a organização, independentemente do seu porte ou segmento, deve manter a empresa em conformidade com normas trabalhistas é importante
implantar o programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO), que atua para elevar a proteção dos trabalhadores quanto às doenças ocupacionais.
PCMSO é regimentado pela Norma Regulamentadora – NR nº 07 do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece a obrigatoriedade de elaboração e
implementação por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde
Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
O PCMSO estabelece a realização de exames médicos admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional. Tem o objetivo de
prevenir, monitorar e controlar possíveis danos à saúde e integridade do empregado, também detectar riscos prévios, especialmente no que diz respeito às doenças relacionadas ao trabalho. O PCMSO deve ser realizado mesmo se a empresa possuir apenas um funcionário, também caso o mesmo for o proprietário, afinal, ele também estará exposto a riscos.

Programa de Proteção Respiratória – PPR

O PPR (Programa de Proteção Respiratória), cuja obrigatoriedade da elaboração é estabelecida pela INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 11 DE ABRIL DE 1994
DOU DE 15/04/1994, é parte integrante de um conjunto mais amplo das iniciativas das empresas no campo da preservação da saúde e da integridade dos
trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais Normas Regulamentadoras, em especial com o PGR previsto na NR-1 e o PCMSO
(Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) previsto na NR-7. O PPR tem como objetivo a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores,
através da antecipação, reconhecimento, avaliação, e consequente controle da ocorrência pela inalação de ar em atmosfera contaminada por poeiras, fumos,
névoas, fumaça, gases e vapores existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Vantagens para a empresa: Conformidade com as
regulamentações e legislação. – Melhoria do bem-estar do trabalhador no local de trabalho. – Aumento da produtividade do trabalhador. – Diminuição da taxa
de absenteísmo. – Menos custos com ações trabalhistas devido a problemas respiratórios. – Redução de NTEP e FAP.

PPPA – Programa de Prevenção de Perda Auditiva

Anexo ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o PPPA tem como objetivo monitorar possíveis danos à saúde auditiva do trabalhador,
em especial os que se encontram expostos a níveis de ruído com dose superior a 0,5 (80 dB (A) para jornada de 8 horas e/ou à exposição de produtos químicos,
vibração e outros agentes que possam afetar a audição.

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